Quem casa quer casa!

O tema deste texto é muito importante para os pombinhos que pretendem se casar em breve. A escolha de um lar é um passo bem longo dado por um casal que sonha em ter sua própria família e seu cantinho todo personalizado.Porém, o processo de escolha de um imóvel vai muito além de dar o primeiro passo e sim uma forma consciente de planejar seu futuro a dois.

Como escolher uma casa para os recém casados

Abaixo daremos alguns passos e dicas para você planejar a compra de seu futuro lar doce lar.

* Faça contas

Guardar dinheiro é sempre importante, quando se planeja casar é ainda mais. Por esta razão é importante economizar muito para adquirir um imóvel, afinal a maioria deles necessita de um valor alto de entrada e ao longo da obra costumam aparecer gastos extras que deverão ser pagos, tais como: taxas, documentação e parcelas com um valor mais alto (trimestrais ou semestrais).

Há o programa do governo federal, o Minha Casa Minha Vida, que pode te ajudar neste processo. Procure se informar se você pode participar deste tipo de financiamento. Há também a opção de utilizar seu FGTS para quitar o valor da entrada do imóvel.Vale lembrar que o valor gasto no pagamento das parcelas do imóvel não deve ultrapassar 30% de sua renda líquida.

* Escolha da imobiliária ou construtora

Muitos casais que nunca tiveram um imóvel em seu próprio nome, podem não prestar muito atenção nesse fator, mas a escolha da imobiliária ou construtora é de extrema importância para quem deseja adquirir um imóvel. É válido pesquisar sobre empresa em veículos como o Procon e visitar obras já construídas pela construtora no caso.

Procure se informar com moradores dos imóveis já construídos se a construtora atrasou na entrega do bem e se tiveram algum tipo de problema (operacional ou financeiro) com mesma. Também í importante se informar sobre os materiais de construção da obra e se os mesmos são de qualidade.

Para quem está com dificuldades na busca por construtoras e imóveis de qualidade, a internet pode te dar um auxílio. Existem vários sites que são uma verdadeira “mão na roda” e oferecem opções variadas de preços, localização, decoração e informações úteis sobre diversos assuntos. O site de lançamentos de Agente Imóvel é um desses. Lá é possível encontrar dicas e opções sobre os passos até que consiga sua própria casa nova.

Se você optar pela compra de um imóvel usado é importante também procurar junto a Prefeitura da Cidade ou Secretaria de Habitação as condições jurídicas do mesmo e se há documentos e dívidas pendentes.

* Localização e Transporte Público

Após a escolha da construtora e consequente de seu imóvel é importante avaliar quem serão seus futuros vizinhos. É bacana visitar o bairro, as opções oferecidas de lazer e serviços, escolas e supermercados. Confira também a distancia de seu lar para esses pontos. Afinal depender de carro para tudo pode ser um problema.

Se o bairro for novo fica uma dica importante. Talvez seja necessário repensar sobre a escolha do imóvel, pois você ainda não sabe o que será construído no local e se isso afetará sua privacidade e descanso.

Observe o funcionamento do transporte público do bairro. Onde são os pontos de ônibus, horários e terminais.

Após avaliar todos esses pontos é só dar o passo que te levará para sua tão sonhada vida a dois e o melhor de tudo, com a certeza de que você fez a escolha certa.

Texto enviado por Mirella Borelli – Foto: gonnagetwed