Padrinhos e as Madrinhas de Casamento, tudo sobre eles

Hoje nos vamos falar deles, dos melhores amigos dos noivos: Os Padrinhos e as Madrinhas de Casamento. Separei algumas dicas e sugestões de como escolher os melhores padrinhos!

Padrinhos e Madrinhas de Casamento

O que fazem os padrinhos e madrinhas de casamento?

Os padrinhos devem ser pessoas especiais na vida do casal. Geralmente são amigos ou familiares que torcem pela felicidade do casal e acompanham de perto cada conquista. Convide quem realmente é importante pra vocês e com quem vocês podem contar sempre, nos momentos de alegria e tristeza. Os padrinhos são aqueles que vão estar no altar, ao lado dos noivos, para testemunhar a união do casal. Além disso, os padrinhos devem ajudar os noivos com os preparativos do casamento. É muito importante que os padrinhos conheçam as famílias dos noivos e simpatizem com ambas.

Quantos padrinhos convidar?

Até onde sei, não existe um número certo de padrinhos e madrinhas, mas não é por causa disso que você deve convidar todo mundo. Antes de escolher é bom ter um número X de casal. Não fica nada legal um altar repleto de padrinhos.Nessa hora é bom ter bom senso para fazer as escolhas. Se quer uma dica: que tal convidar um casal de cada núcleo (faculdade, trabalho, família, etc), para serem os padrinhos?! Se alguém se auto-convidar para ser padrinho ou madrinha, vocês podem agradecer o carinho e negar gentilmente, dizendo que têm um número limitado de pessoas e que elas já foram convidadas.

O que fazer quando os noivos querem convidar uma madrinha ou um padrinho de casamento, mas não o namorado (a) da pessoa?

Segundo a formalidade casais de namorados podem ser separados, mas casais casados não. A dica é fazer o convite de forma separada, use da sua delicadeza para não magoar o parceiro do seu/sua amigo (a), explicando que você não tem proximidade com o namorado (a) dela (e). Mas antes de fazer o convite, converse de forma indireta, como quem não quer nada e veja como eles se sentiriam se o convite fosse feito de forma individual. Lembre-se de não separar casais casados ou noivos, vocês podem se desentender.

Os irmãos dos noivos precisam ser os padrinhos?

Não necessariamente. Como padrinhos ou não, os irmãos dos noivos já tem um papel especial na vida dos noivos. Mas muitos fazem questão da presença dos irmãos como padrinhos também. A verdade é que os irmãos sempre esperam e criam expectativas do convite, mas se não for a escolha de vocês é bom conversar com eles antes e optar pelo que for melhor para todos.

Madrinhas de Casamento

Quantos padrinhos devem ter em um casamento na igreja?

Para o casamento religioso não existe um número certo de quantidade de padrinhos, mas o correto é analisar o tamanho da igreja, do altar, e planejar quantos casais de padrinhos ficarão de cada lado. Não fica nada legal colocar vários padrinhos e madrinhas e eles ficarem amontoados no altar!

Quantos padrinhos devem ter em um casamento no cartório?

Para o casamento no civil, também não existe um número fixo, mas a sugestão é escolher no máximo três casais de padrinhos de cada lado. Mas se a cerimônia for realizada no cartório, o número pode ser ainda menor, como por exemplo apenas um casal de padrinhos de cada lado.

E quando os padrinhos são de religiões diferentes da dos noivos, o que fazer?

Se o a cerimônia religiosa acontecer na igreja Católica, os padrinhos terão que participar do ritual católico e deverão estar presentes para testemunhar a união do casal. Se você tem algum casal de padrinhos de uma outra religião que não vai se sentir confortável, é melhor evitar. Que tal convidar eles para serem padrinhos no civil?

Quando os padrinhos não se conhecem, o que fazer?

É normal alguns padrinhos não se conhecerem e se isso acontecer, que tal realizar um encontro antes do casamento, entre os padrinhos? Como elas estão próximas de vocês, é bom que elas se conheçam e interajam.

Tarefas dos padrinhos e madrinhas

Ao escolher os padrinhos vocês devem ter me mente que além de estar presente no dia do casamento, é fundamental que eles ajudem nos preparativos. Para ajudar, separei algumas tarefas onde o padrinho e a madrinha podem ajudar os noivos.

Obrigações dos padrinhos: a) organizar uma despedida de solteiro ou chá bar, b) levar o noivo até a cerimônia, em alguns casos pode até levar as alianças, c) ser o mestre de cerimônia na falta desse profissional, d) fazer o brinde, com um pouco de humor. Lembre-se de elogiar a noiva (não fazer piadas e comentários de mal gosto), e) decorar o carro dos noivos e o quarto da noite de núpcias.

Obrigações das madrinhas: a) acompanhar a noiva na escolha do vestido, b) ajudar a planejar o casamento, c) organizar uma despedida de solteira, chá bar, chá de lingerie,chá de panela ou cozinha, d) ajudar a noiva a se preparar, no dia do casamento. e) auxiliar a noiva na hora de fazer as malas para a lua-de-mel e noite de núpcias, f) no dia do casamento deve ajudar a noiva com o vestido (no banheiro e na festa), a retocar a maquiagem e cuidar do penteado, g) cuidar do buquê da noiva, durante a cerimônia, h) decorar o carro dos noivos e o quarto da noite de núpcias.

Padrinhos de Casamento

Como agradecer seus padrinhos e madrinhas

As tarefas dos padrinhos não são fáceis e os preparativos do casamento são apenas o começo, já que o casamento deve aproximar vocês ainda mais. Agradeça eles de uma forma diferente e com carinho, pois eles contribuíram de forma muito especial. Ideias de presentes para os padrinhos: vinho, whisky, charuto, kit de churrasco… Para as madrinhas: uma jóia, flores, cesta com champanhe e chocolates, etc.

Um cartão escrito à mão reforça ainda mais o agradecimento!

Essas foram algumas dicas e sugestões de como escolher os melhores padrinhos para o seu casamento!