Buquê de Noiva, tudo sobre

O buquê de noiva é tradição nos casamentos desde a Grécia antiga, onde eles eram feitos de ramos de ervas e alho para espantar o mau-olhado dos noivos. Mas foi na Europa, depois da Idade Média, que as flores tornaram-se fundamentais nos buquês. Hoje são vários os modelos, tamanhos e formas disponíveis no mercado.

Todo cuidado é necessário na hora de escolher o buquê que irá usar no casamento, pois o vestido da noiva, a cerimônia e a decoração devem estar em harmonia. Não quer dizer que o buque precisa ser como a decoração do casamento, ele pode e, deve ser e, ter flores diferentes.

Para auxiliá-la nisso, separei algumas, ou melhor várias, dicas para você escolher seu buque de noiva.

Tudo sobre buquê de noiva

Modelos de buquês de noiva

O buque, mesmo sendo um acessório antigo e indispensável no look da noiva, é destaque nos casamentos. Com tantas novidades no mercado, durante todos esses anos, as noivas mais modernas preferem inovar e apostar em buques diferentes como: de papel, como o origami, tecidos e botões, broches, pérolas e fitas, doces, flores artificiais, flores campestres, trigo, pena, algodão e pinhas.

Além dos tradicionais bouquets de noiva, com flores naturais, os mais comuns são os de broches e joias, que também são conhecidos como bouquet retrô. Além de iluminar o look da noiva, o buquê de broche pode ser guardado para sempre, como uma linda lembrança desse momento tão importante.

Já faz tempo que as noivas preferem guardar o buque do casamento, ao invés de jogar para as amigas solteiras. Lembro que tenho uma prima, que inclusive fui daminha de honra no casamento dela (isso já faz uns 20 anos haha), e ela guardou o seu buquê em um quadro…eu achava lindo demais!

Hoje é comum encontrar lojas e ateliês que comercializam buques para jogar para as convidadas, como é o caso do buquê de Santo Antônio, o buquê de sapo príncipe e ainda os buquês de tecidos, que são compostos por flores em tecido (quando a noiva joga o buque, várias convidadas recebem uma flor) de forma simbólica. Esses bouquets, podem ser feitos em EVA e tecido.

Bouquets de noiva para o casamento

Estilos e formas diferentes de Buquê de Noiva

Depois de ver os modelos, vamos falar um pouco sobre os estilos e formas diferentes de bouquet de noiva. São vários os estilos e cada um deles vai dar um ar especial ao seu casamento.

Buquê Redondo: as flores, ou qualquer que seja o material, são amarradas com fio apertado para criar um buque super redondo. São os mais indicados para casamentos tradicionais e clássicos, neste caso escolha uma só cor e uma só flor, se escolher mais cores ou variar nas flores, remeterá um casamento contemporâneo e moderno.

Buquê Amarrado na mão: com flores ao redor do centro do projeto, são amarradas pelos caules, com hastes em comprimentos diferentes, como se fossem recém-colhidos. São os mais indicados para casamentos informais ou ao ar livre.

Buquê De braço, braçada ou apresentação: carregado no braço, é ótima opção para as noivas que querem algo diferente e grande. Com hastes longas, sua finalização é feita com fitas longas ou amarradas ao redor.

Mini buquê: pequeno, é carregado em uma única mão. Geralmente são mais usados pelas damas de honra.

Buquê Ramalhete: com mais folhas e menos flores. As flores são de estilos diferentes e perfumadas. Variam muito o tamanho e são uma ótima opção para qualquer estilo de casamento.

Buquê de Inverno: são compostos por pinhas, ramos, galhos, algodão, tudo que remeta a estação, onde as flores quase não são presentes.

Buquê Cascata: é o buque carregado de frente, sob o vestido de noiva, por causa da quantidade de flores. Geralmente são os mais caros e podem ser usados em casamentos formais ou não.

Buquê Crescente: é aquele que tem flores que descem pelas laterais. Ideal para casamentos formais.

Buquê de uma única flor: simples e refinados, são feitos com uma uma única flor, com apenas uma fita amarrada no caule.

Bouquet de noiva

Como escolher o buque de noiva ideal

Mesmo deixado para a última hora, ele é sem dúvida um acessório fundamental no look da noiva e, se bem escolhido, pode completar o visual da noiva, deixando-a toda especial. São tantos os modelos e formas que decidimos ajudar você a escolher o seu buque de noiva, seguindo algumas dicas:

Altura e corpo da noiva: noivas mais baixas devem optar por buques redondos. Já as mais altas, podem escolher ramos maiores e longos.

Tom da pele, cor do cabelo e dos olhos: morenas ficam lindas com cores vivas, as loiras com tons de branco ou pastel e as ruivas com cores fortes, como tons alaranjados. O buque pode combinar com a maquiagem da noiva e principalmente com o batom.

Estilo, volume e cor do vestido de noiva: clássicos com cauda e véu largo, pedem um buque cascata. Vestidos com bordados e pedrarias pedem um buque simples, mas se o vestido for simples ouse no buque.

Época do ano: no verão, tons de verde são excelentes para trazer frescor. Mas se for no inverno, opte por galhos e ramos da estação. As flores e itens da época são os melhores para serem usados, além e mais baratos.

Personalidade da noiva: conservadoras devem optar por buquês brancos, sensíveis e com poucas flores. Buquês amarrados com fitas brancas, beges ou hera, ou buquês tipo cascata, mais elaborados. Para as mais ousadas, buquês roxos ou de outras cores chamativas, ou até mesmo compostos por rosas em diferentes tons. Você com certeza encontrará um que lhe agrade, mesmo sendo noiva romântica, divertida, clássica ou convencional.

Buquês de noiva para casamento

Como escolher as flores do Buquê de Noiva

Se você tem dúvidas das flores que irá usar no seu buque, veja em flores para casamentos: suas épocas e estações, significados das flores mais usadas na decoração de casamentos, as flores e os signos e em estações das flores para buquês de casamento.

Como fazer o Buquê de Noiva com flores

Se você quer fazer seu próprio buque de noiva, veja esse artigo de DIY Buquê de noiva. Você pode fazê-lo uns 2 ou 3 dias antes do casamento. A duração das flores depende muito do tempo, então não é possível dizer um tempo preciso para mantê-lo bonito.

Como conservar o Buquê de Noiva

Para aquelas que desejam guardar o buquê do casamento por muitos anos, veja as dicas:

* Não use conservantes nas flores
* Após a sessão de fotos, envolva o buquê com papel toalha e coloque-o na gaveta de verduras da geladeira, dentro de um saco plástico. O buquê deve ficar refrigerado o mínimo de tempo possível, esse processo é apenas paliativo para conservar as pétalas durante a festa.
* Aplique um spray, próprio para a secagem de flores e coloque-o no forno convencional para secar as pétalas. Cuidado para não queimar.

Caso você tenha medo de fazer esse passo a passo em casa, pode contratar alguém especializado. Hoje é fácil encontrar lugares que fazem o processo de desidratação do buquê.

Buquê de noiva

Se ainda assim restou alguma dúvida, quando ao Buquê de Noiva, me mande um e-mail, que lhe respondo!