Como usar e escolher a Gravata do Noivo

Nos já falamos aqui no blog em como escolher a gravata para os padrinhos de casamento, por isso achei interessante hoje falarmos da gravata do noivo. Você sabe como usar (se for noivo rsrs) e escolher?

A gravata parece ser um acessórios insignificante, mas não é! Quando não é bem escolhida a roupa do noivo não fica tão elegante, e fica fácil perceber o erro. Ela tem que ter o comprimento e o tamanho certo e ter a cor ideal para combinar com a camiseta, o terno ou o fraque e ainda ser elegante para o casamento. São muitos os detalhes para uma peça tão pequena? Sim, mas escolher não é tão complicado como parece ser.

Como usar e escolher a Gravata do Noivo

A gravata do noivo é um grande diferencial da roupa, por isso é preciso ter cuidado ao selecioná-la. Como o terno costuma ser neutro, o que chama atenção é a gravata, presa ao pescoço. Mas antes disso, o acessório deve obedecer ao horário da festa, ao estilo do casamento e ao estilo do próprio noivo. Há aqueles que dizem que a gravata com poás não ficaria legal para um noivo, mas a resposta não é essa para todos. Se for um casamento com tema retrô, anos 50, com a decoração em bolinhas, por que não? O noivo pode entrar no clima da festa, usando o acessório que combine com o ambiente.

Modelos de gravatas para noivo

Antes de escolher a gravata para o noivo, você precisa saber que a gravata do noivo não é tudo igual! rsrs Existem diversos modelos e cada um é mais apropriado para um estilo de casamento, evento. Veja algumas dicas para você fazer a sua escolha:

gravata-borboleta-preta

Gravata borboleta: como nós já vimos ela surgiu a pouco tempo, pois antes estavam relacionadas à realeza. Clássica, básica e curta ela lembra bastante as festas de gala. São mais indicadas para casamentos no fim da tarde ou à noite. Pode fazer parte do look black tie, por isso o terno deve acompanhar o estilo com camisa social de manga, por dentro da calça e sem colete. Estilo os casamentos dos anos 20.

gravata-borboleta-colorida

Gravata borboleta colorida: pode ser usada se estiver de acordo com o evento. O terno cinza pede tons mais escuros e fortes de gravata, para que ela tenha destaque.

gravata-borboleta-estampada

Gravata com listras ou estampas: as listas são as mais usadas das estampas em gravatas, porém o poá aparece muito, principalmente nos casamentos diurnos. As gravatas com estampas quebram um pouco o visual. O bacana das listas é que elas permitem o uso de duas cores, ou mais, para animar a roupa do noivo. Mas os tons devem ser mais alegres que o torno e a camiseta. Aqui a dica é combinar as cores da gravata com as flores usadas no terno. Agora com o lenço, é praticamente uma lei!  O lenço tem que combinar sempre com a gravata. Mas não é obrigatório o uso do lenço.

gravata-branca-para-o-noivo

Gravata branca: é menos usado, mas é bem elegante. É a mais indicada para casamento de dia. O branco quase não aparece, é neutro, mas o tom sobre tom é chique e moderno.

gravata-lisa

Gravata com cor única: já vimos a cima algumas opções com gravata borboleta. Sem lista, poás e nada mais que uma grava bem simples e lisa. A vantagem desse modelo é poder colocar brilho em tecidos mais nobres. Opte por cores mais fortes e de maior contraste. A regra quanto a tecidos mais brilhosos é simples: tecidos com brilho pedem gravatas sóbrias e o inverso também vale. Nada de brilho sobre brilho rsrs

Onde comprar uma gravata bonita para o noivo? 

O bacana de comprar as gravatas é que não precisa ser comprada em lojas de roupas de noivos. Muitas lojas masculinas vendem o acessório. Hoje você ainda pode comprar na internet. Claro que as lojas onde você irá ver o traje do noivo terão gravatas, e serão talvez até mais apropriadas, mas se o seu noivo gostar mais de um modelo que está mais de acordo com o estilo dele pode comprar sem problemas. Não há regras de onde comprar. O preço de uma gravata para o noivo, pode variar de acordo com o estilo, tecido, marca, etc. As mais baratas podem custar R$ 30 reais e podem passar de R$ 500 reais.

precos de gravatas

Quanto mais famosa a marca ou grife, mais cara será a gravata. Mas vale a pena se contar que os tecidos são duráveis e algumas jamas saem de moda. A gravata é um acessório para a vida toda, e pode ser usada em qualquer ocasião. Com ou sem casamento. Os tecidos como poliéster e sintéticos se misturados são baratos e podem ser bonitos também. O legal dos mais caros como cetim e seda é terem um brilho diferenciado. Com algumas cores como vermelho, azul e preto, o brilho do tecido é todo o diferencial da peça.

Fotos: stylemepretty

  • Jamylla Monay

    Olá, tudo bem?
    Você teria dicas de lojas onde pode se comprar as gravatas borboletas?
    Desde já, obrigada.