Como escolher a roupa para o Padrinho de Casamento

Depois dos noivos os padrinhos são os personagens mais importantes do casamento e por isso devem estar tão bem vestidos quando os noivos. Mas claro que não com a mesma roupa e modelito! Mas deve seguir o estilo do evento, as regras dos noivo (se foram impostas) para cor de gravata e de terno e deve ser sempre um traje formal do estilo social. Nada de usar bermuda ou jeans no casamento do seu melhor amigo, a menos que seja uma festa temática. O padrinho deve se vestir a caráter.

A regra principal para a roupa do padrinho de casamento é jamais se vestir igual ao noivo! Já imaginou os padrinhos ao lado do noivo na foto? Imagine! Pelo menos um detalhe deve mudar entre a roupa do noivo e dos padrinhos, mesmo que seja pequeno. Quanto mais diferente for, melhor ainda. Mas as mudanças podem ser pequenas se quiser manter um padrão, como por exemplo todos usarem gravata vermelha. Quando a cor for a mesma, o tom pode ser diferente. Essa é apenas uma pequena forma de mudar o visual e manter um padrão.

Roupa para o Padrinho de Casamento

O traje mais comum para se usar em um casamento é o terno, com gravata e colete. Há algumas variações como apenas o colete com a calça social e camisa de manga comprida, que também fica bonito. O terno é o mais popular porque é um traje social masculino mais fácil de encontrar. Além de ser formal, bonito e elegante. Sem contar que os homens podem usar o mesmo terno várias vezes. O sapato social com meia de cano alto é obrigatório. Não dá pra usar sapato social com meia curtinha!

Mas como escolher a roupa para o padrinho de casamento? O padrinho pode usar roupas não sociais, se o estilo de festa não for formal e for um pedido dos noivos. Um casamento havaiano por exemplo, se for temático mesmo, vai pedir bermuda e camiseta colorida. Já um casamento indiano pede roupas a caráter. O indicado é sempre procurar os noivos antes e procurar saber o traje. Até mesmo dicas de onde comprar e qual gravata escolher para não fazer feio.

Modelos de roupas de padrinho para casamento

Hoje em dia existem diversas ideias de como vestir os noivos e padrinhos de acordo com as tendências, veja algumas:

* terno preto sem colete, mas com suspensório: é um traje que possui seus fãs. O legal do suspensório é que por ser clássico ele remete tradição, por isso cai bem. A ausência do colete é ma boa dica para casamentos de dia e festas menos formais.

Terno preto sem colete e com suspensório para padrinhos

* gravata borboleta: mais informal para os casamentos diurnos. O noivo pode se diferenciar dos padrinhos usando colete ou terno em tons diferentes aos dos padrinhos, ou ainda gravata e lapela de cor diferentes. Mas há ainda aqueles que preferem todos iguais.

gravta borboleta para os padrinhos

* terno claro: pode ser bege, creme ou azul claro, está na moda sair dos ternos escuros. Isso vale para os noivos e padrinhos. O branco deve ter um cuidado redobrado, pra não ficar tom sobre tom com a noiva. Já o terno bege ou creme combina com uma gravata mais escura e de contraste. As cores fortes se destacam e quebram a monocromia do visual com estilo moderno.

Terno claro para noivo e padrinhos

Regras de etiqueta para o padrinho de casamento

Para todas as pessoas envolvidas no casamento existe regras de etiqueta. A principal delas, apesar de ser muito comum, é não pedir para ser padrinho. Todo mundo pede, brincando ou com tom de verdade, mas não é nada legal. Quando chegar a sua vez, você entenderá! Isso gera um desconforto grande se os noivos foram obrigados a convidar ou não gostarem tanto assim da ideia, quanto o rapaz acha que gostam. O convite é espontâneo e mesmo que você seja importante pro casal, pode ter alguém mais especial, como um melhor amigo ou primo.

Assim como pedir para ser padrinho, recusar o convite também é deselegante. Tudo bem que não se deve ser obrigado a ser padrinho, mas dizer não para um momento tão importante na vida dos seus amigos também não é legal. O melhor a fazer é aceitar e se sentir honrado de ser chamado para esse dia especial.

O padrinho pode fazer um discurso na hora do brinde, mas nada que seja íntimo demais. Por mais que você conheça coisas ruins sobre a vida dos seus amigos, isso deve ser segredo. Apenas fale de felicidade e de boas energias, nada de lavar roupa suja e estragar a festa do seu amigo. Se não tiver nada pra falar, apenas deseje felicidades aos noivos.

como escolher a roupa para o padrinho de casamento

Beber demais em um casamento, nunca é legal! Por mais que seja comum nos filmes, um padrinho bêbado pode atrapalhar o casamento e a organização da festa. Controlar as doses e o que vai ser dito são regras cruciais. A dica é beber mais água e comer bem para não sair cambaleando.

Jamais em hipótese alguma chegue atrasado! O padrinho pode ficar com as alianças ou não, mas chegar atrasado no casamento é terrível. Ele deve ser um dos primeiros a chegar e ficar ao lado do noivo, dando suporte ao noivo enquanto espera a noiva que pode atrasar para chegar no altar. Um bom padrinho é um bom amigo que vai dar suporte ao amigo na vida de casado. Os dois podem ate ir juntos para o dia do noivo.

As vezes a roupa do padrinho pode ser dada pelos noivos, mas não é sempre que isso acontece. Deixe eles se pronunciarem quanto a isso. O mais comum é o noivo dar a gravata e indicar a cor do terno. Mas o padrinho pode ir de outra cor, desde que haja um bom motivo para a escolha da cor do terno, por isso é bom seguir a sugestão, mesmo não gostando muito. Muitas vezes as roupas do padrinho e da madrinha possuem relação com o tema ou com a decoração, então é bom ouvir um pouco a indicação e a seguir.

  • Leonardo Ronsani

    Seria um problema os padrinhos entrarem apenas sem o terno? Sendo que eles usaram o suspensório e o casamento será durante o dia no campo.