Como acabar com o calcanhar rachado?

O mal de calcanhar rachado atinge principalmente às mulheres, e num estágio avançado pode ser doloroso também. Surgem por falta de atenção e de cuidados com os pés ou a falta de hidratação. Mas como acabar com o calcanhar rachado?

O que é calcanhar rachado?

calcanhar rachado também é conhecido como fissuras, calcanhar partido ou calcanhar de maracujá. As fissuras no calcanhar são feridas regulares de corte linear e afetam principalmente o nível de superfície, que compreende a epiderme. Às vezes, pode ficar profundamente na derme, que é quando tornam-se dolorosas. A pressão excessiva sobre a parte traseira dos pés faz com que eles se expandam para os lados. Como a pele envolvendo as laterais dos pés está seca, ocorrem as rachaduras. Calcanhar rachado e seco também indica falta de zinco e deficiência de ácidos ômega-3.

O que causa o calcanhar rachado?

Apesar das fissuras na pele poderem surgir em qualquer parte do corpo o mais comum é na borda do calcanhar. A pele seca ou xerose, é uma das causas mais comuns que levam à calcanhar rachado. A outra razão chave é que a pele está espessa, ou há calos ao redor da borda do calcanhar. A maioria dos problemas nos pés surgem devido à negligência e descuido, mas podem ser facilmente evitáveis.

Calcanhares rachados não são prejudiciais em qualquer forma, exceto quando as fissuras ou rachaduras são profundas, e a pele começa a sangrar. Isso pode levar à infecção e é uma situação evitável principalmente para aqueles que já sofrem de doenças crônicas, como diabetes.

As rachaduras são uma ocorrência comum para os idosos ou pessoas que estão constantemente de pé, apoiando-se em seus próprios pés. Além disso, a produção de sebo diminui com a idade, e por isso os idosos tendem a sofrer com os calcanhares secos e rachados.

Tratamento para acabar com o calcanhar rachado

Veja agora 5 dicas para acabar de vez com a aparência de calcanhar de maracujá ou calcanhar partido do seu pé:

1 – Aplique qualquer quantidade que queira de óleo vegetal hidrogenado, após lavar os pés. Depois de aplicar uma espessa camada de gordura sobre os pés, use um par de meias grossas. Deixando durante toda a noite poderá certamente ter resultados positivos em poucos dias.

2 – Outra alternativa é aplicar a polpa de uma banana madura sobre a área seca ou rachada do calcanhar. Deixe agir por 10 minutos e lave bem. Isto previne e trata. Também pode adicionar meio abacate ou coco e bater no liquidificador junto com a banana para formar uma pasta grossa e cremosa. Abacate e coco são ricos em vários óleos essenciais e vitaminas lipossolúveis. Esta pasta vai ajudar a fornecer à sua pele as vitaminas e óleos que necessita para ficar macia e bem hidratada.

3 – Mergulhe os pés no suco de limão por cerca de 10 minutos. Siga esta terapia em uma base semanal até verificar uma mudança. O suco de limão é um ácido natural muito suave e ajuda a dissolver a pele morta e seca que pode então ser facilmente removida. O melhor é mergulhar os pés em uma solução de suco de limão e, em seguida, esfregar levemente com uma escova para esfoliar as camadas superiores que causam seca calcanhares rachados.

4 – Limpeza e hidratação dos pés é um bom remédio. No final do dia, mergulhe os pés em água morna por cerca de 15 minutos. Lave e seque. Faça uma mistura com uma colher de chá de vaselina e o suco de um limão. Esfregue esta mistura sobre os calcanhares rachados e em outras áreas dos pés até que seja completamente absorvido. Isso pode ser feito diariamente até que sejam obtidos resultados visíveis. É melhor aplicar esta mistura antes de ir para a cama. Use um par de meias grossas de lã para proteger a sua roupa de ficar manchada. Além disso, as meias de lã ajudam a prender o calor do corpo e isso vai aumentar a eficácia da mistura. Poderá esfoliar a pele antes e após o uso. Os óleos nesta mistura ajudam a amenizar os calcanhares secos e rachados e isso vai permitir que se livre facilmente da pele morta na manhã seguinte.

5 – Para quem sofre com o estágio mais avançado de calcanhar rachado, indica-se a aplicação regular de uma mistura de glicerina e água de rosas. Outra solução é derreter a cera de parafina e misturar bem com o óleo de mostarda. Aplique sobre a área seca ou rachada dos calcanhares. A aplicação contínua de 10 a 15 dias, pode alcançar os resultados desejáveis.

6 – Para se livrar da pele seca em seus pés, deve esfoliar os pés de forma regular. Evite o cosmético esfoliante. Em vez disso poderá fazer seu próprio: com mel, vinagre de sidra de maçã e farinha de arroz. Separe um punhado de arroz coloque num saco de pano e golpeie até chegar a farinha (tem que ficar um pouco grossa). Depois disso, adicione algumas colheres de mel, juntamente com o vinagre de cidra da maçã (o suficiente para obter uma pasta grossa). Se as rachaduras são muito profundas, pode adicionar uma colher de azeite de oliva ou óleo de amêndoa doce para a pasta. Mergulhe os pés por 20 minutos e, em seguida, deve-se massagear suavemente com essa mistura.

Com estas dicas você nunca mais sofrerá com calcanhar rachado!

Você pode gostar também
  • Vera Lessa

    Muito obrigada pela dicas, um dos meus pés (lado direito) esta rachado e até sangra…
    Vou adotar essas receitas que vcs passaram..Obrigada

  • Sanders

    Muito obrigado por tuas orientações, seguirei com mais cuidados com a base de meu corpo.

  • http://ww Lurana Glória Guimarães

    Ótimas dicas, irei tentá-las!!!! Obrigada!

  • antonio claudio araujo

    Ótimas dicas!!!!! ingredientes naturais são facilmente encontráveis e sua aplicação é muito simples. super agradecido.