Recheios para o bolo de casamento, tudo sobre

O Bolo de Casamento é uma grande tradição e chama a atenção dos convidados, muitas vezes antes do seu momento. Além de ter um visual bonito e uma boa aparência, o bolo precisa ter um recheio delicioso, que fará sucesso no grande dia. Mas, escolher um recheio para o bolo de casamento não é fácil não! São tantas as opções existentes no mercado que ficamos confusos na hora de selecionar, “o melhor”. Na grande maioria os noivos fazem a degustação, porém ainda existem alguns que não podem ou não fazem questão de provar o bolo que poderá ser servido para os seus convidados. Eu acho que o melhor é provar e degustar todas as opções possíveis, até encontrar o melhor gosto na opinião do casal (eu adoro bolo de casamento!). Além do que não é sempre que podemos comer bolos de casamento com frequência.

Para sabermos tudo sobre recheios para bolo de casamento, separei o artigo em várias etapas para ficar mais claro, como você deve escolher o recheio do bolo do seu casamento.

altura ou tamanho do bolo de casamento

Tudo sobre recheios para o bolo de casamento – o que você precisa saber

Essa é uma das melhores partes do preparativos do grande dia: escolher qual será o bolo do seu casamento! O bolo merece uma grande atenção na hora que for escolhido, pois são infinitas as opções, os tamanhos, recheios e modelos.

como escolher os recheios para bolo de casamento

Visite várias boleiros, confeiteiros e doceiros. Na primeira visita, conte como estão os preparativos do casamento (de forma breve né gente?!) , como será o grande dia, qual será a decoração e como espera que seja o bolo do casamento. Normalmente após essa “entrevista” os especialistas irão indicar de 4 à 6 opções, para que vocês possam decidir. Prove cada uma das sugestões, porque é fundamental que os noivos saibam o que será servido. E também é legal você saber se aquele gosto é o que você tem em mente para o tão esperado momento.

Como escolher o recheio para o bolo de casamento

O recheio do bolo de casamento deve variar de acordo com o gosto dos noivos e também deve estar de acordo com a temática do casamento. Por exemplo, se for um coquetel, em que o bolo de casamento será a única sobremesa, o recheio pode ser mais pesado como uma trufa, chocolate ou brigadeiro. Mas se a festa tiver outros doces, o recheio do bolo de casamento pode ter frutas, como: mousse de maracujá, damasco, ameixas, etc. A massa e o recheio devem casar muito bem, pois a combinação entre os dois será responsável por todo o resultado final: um bolo de casamento delicioso. Apesar da massa branca ser a mais usada, você pode usar a pão-de-ló, que também combina muito bem com recheios leves e massas escuras, que são as mais pedidas pelos recheios pesados, como brigadeiro, trufas ou baba de moça. Não há regras para escolher, mas ficar atenta à época do casamento é uma boa dica. Por exemplo, se vai casar no inverno, opte por nozes e castanhas. Mas se o casamento for no verão evite coco e abacaxi, porque azedam facilmente e podem acabar com a festa do casamento. Lembre-se o melhor bolo é aquele clássico e suave, que a maioria dos convidados irão gostar.

  prova do recheio do bolo do casamento

Quais são os recheios de bolo mais usados e pedidos em casamentos

bolo de casamento com champanhe

Os preferidos dos noivos e convidados são os recheios: baba de moça, nozes, brigadeiro, doce de leite e damasco, sabores suaves e marcantes. Agora separados por estilos, podemos citar as combinações de recheio para o bolo de casamento clássico ou tradicional: doce de leite com castanha do Pará, chocolate com nozes, doce de leite com damasco, bem casado, creme baunilha, coco, ganache de chocolate e baba de moça. Já as opções de recheio para o bolo de casamento moderno, podemos citar: geléia de frutas, brigadeiro, mousse de chocolate, mascarpone, café e pistache. Como o baba de moça aparece muito em casamentos, resolvi incluir nesse artigo uma receita do bolo para as noivas que querem fazer em casa (vamos ver mais abaixo).

Como deve ser a decoração do bolo de casamento

Bom agora que você já sabe como deve ser o recheio do bolo do seu casamento, você deve saber mais sobre a decoração do bolo. A aparência do bolo é essencial para que todos queiram saboreá-lo.

bolo de casamento moderno com linhas e cores

Pode ser clássico com a pasta americana branca ou off-white, decorado com flores, rendas e noivinhos ou pode ser moderno como é o caso dos naked cake e cupcakes (que não combinam com todos os tipos de festas). Laços, laser e drapeados fazem a cabeça das noivas no momento.

bolo de casamento com decoração simples e clássica

Qual deve ser o tamanho e como devo calcular o tamanho do bolo de casamento

Assim como o recheio e a decoração deve estar em harmonia com vocês e o estilo da festa que optaram, a altura do bolo também deve ser proporcional aos noivos. Não fica nada legal um casal baixinho com um bolo enorme (não esqueça que vocês terão que cortar a primeira fatia!). Porém se vocês forem um casal alto, um bolo de 4 ou 5 andares é o mais indicado. E lembre-se se houverem mais doces na festa, o bolo não precisar ser grande, pode ser um de tamanho médio. Mas caso o bolo seja o único doce do casamento, fica legal pegar um bolo maior, até mesmo por questão visual.

cupcakes e bolo de casamento

Geralmente o tamanho do bolo será indicado pela quantidade de convidados e docinhos que terão no casamento. Então caso não haja muitos doces ou o casamento seja de dia, encomende umas 100 gramas por convidado, agora se vai casar à noite e haverão outros doces para os convidados, 40 gramas é a quantidade ideal para cada fatia de bolo por convidado.

8 dicas de combinações de recheios para o bolo de casamento

Como o recheio precisa estar de acordo com a decoração do bolo de casamento, separei as 10 sugestões de recheio para o bolo do casamento de acordo com cada estilo: tradicional e moderno.

Veja 4 recheios e combinações para bolos de casamento tradicional

bolo de casamento com frutas vermelhas

1. Massa de genoise branca com recheio de castanha do Pará e coco, cobertura de pasta americana branca sabor chocolate branco.

2. Bolo de pasta americana com flores brancas. Massa branca com suave doce de damasco e leve trufa branca.

3. Bolo clássico de massa branca com nozes recheado de damasco e coco.

4. Massa de nozes com recheio de damasco e doce de leite. Decorado com pasta americana.

Veja 4 recheios e combinações para bolos de casamento moderno

bolo de casamento de chocolate

1. Massa de pao de ló com purê da amora e brigadeiro de amêndoa. Decorado com pasta americana e fitas de caramelo.

2. Massa de chocolate com recheio de mousse de maracujá, decorado com ganache de chocolate e geleia de maracujá.

3. Bolo de massa branca com recheio de nozes e baba de moça. Coberto com massa americana lavanda branca.

4. Massa de chocolate com recheio de doce de leite e trufa meio amarga. Cobertura com pasta americana de chocolate decorada com raspas de chocolate.

Receita – bolo de casamento com recheio de baba de moça

Pelo que eu sei o recheio baba de moça é um dos mais pedidos, pelas noivas, para o bolo de casamento, porque é bem leve, gostoso e diferente do que estamos acostumados a comer. Pensando nisso resolvi deixar uma receita para aquelas noivas que irão fazer o bolo em casa, com a ajuda das familiares. Eu ainda não testei a receita, mas pretendo em fazer em breve. Existem pessoas que adoram e outras que odeiam o baba de moça, mas ele combina muito bem com cerimônias de casamento realizadas durante o dia. Espero que vocês gostem!

receita de bolo recheado com baba de moça e coco

A receita peguei das Receitas da NestléBolo branco recheado com baba de moça coberto com marshmallow e coco

Ingredientes

Massa
6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

Recheio
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200ml)
3 gemas

Cobertura
1 xícara (chá) de açúcar
3 claras
1 pacote de coco seco ralado (100g)

Modo de Preparo

Massa: Bata as claras em ponto de neve e sem parar de bater acrescente as gemas, uma a uma, e o açúcar e deixe bater até obter uma massa homogênea. Desligue a batedeira e misture delicadamente a farinha de trigo e o fermento e volte a bater,em velocidade baixa, para incorporar bem os ingredientes da massa. Despeje a massa em uma fôrma redonda (24 cm de diâmetro) untada e polvilhada e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada. Retire do forno e espere esfriar.

Recheio: Em uma panela, misture o LEITE MOÇA, o leite de coco e as gemas e leve ao fogo baixo , mexendo sempre, até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.

Cobertura: Em uma panela, misture o açúcar com meia xícara (chá) de água e leve para ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio. Enquanto a calda se forma, bata as claras em neve. Não desligue a batedeira e despeje a calda em fio quando estiver no ponto. Bata até que a tigela da batedeira esfrie. Umedeça o coco seco com meia xícara (chá) de água, escorra e reserve.

Montagem: Corte o bolo ao meio, recheie com a baba-de-moça, cubra-o com o marshmallow e decore com o coco. Sirva a seguir ou conserve em geladeira.

Se desejar, congele o bolo embalado e etiquetado. Leve ao freezer ou duplex por até 3 meses.

Rendimento: 18 porções | Tempo de Preparo: 30 min.| Tempo Total de Preparo: 90 min.| Custo: Baixo

noivos degustando o bolo no casamento

Hoje nós vimos tudo sobre o recheio para o bolo de casamento em 6 passos, veja:

1. O bolo de casamento deve estar de acordo com a decoração do casamento e o estilo dos noivos;
2. Você deve provar a maior quantidade de opções possível, até achar o melhor recheio para o seu bolo de casamento;
3. Quais são os recheios mais pedidos e seus estilos;
4. Como deve ser o tamanho e como calcular a quantidade certa de bolo, para que não falte;
5. Dicas de recheios que combinam, muito bem em bolos tradicionais e modernos;
6. E por último uma receita que parece ser muito gostosa, de um bolo recheado com baba de moça coberto com marshmallow e coco, que pode muito bem ser servido no seu casamento!

Agora que você já sabe como escolher o recheio do bolo do casamento e todos os detalhes, conta o que você decidiu!

Fotos: dawnephoto | buffalobrides | weddbook | lace wedding | tooprettytoeat | jeningphotography | receitadevovo

Comente, assim eu posse te ajudar sempre! :)