A escolha das alianças de casamento

As alianças de casamento são símbolos de uma verdadeira união, e devem ser adquiridas conforme o estilo e personalidade do casal.

O anel usado como símbolo de matrimônio e noivado surgiu entre os gregos e romanos, que importaram o costume hindu de usar um anel de casamento. Acredita-se também, que os Faraós do Egito, usavam um círculo, sem começo ou fim, como um símbolo da eternidade, porém o uso das alianças de casamento como promessa pública de honrar um contrato de casamento só tornou-se comum na era Romana.

A escolha das alianças de casamento

As alianças de casamento de ouro com pedras preciosas só tornaram-se comuns apenas na época medieval, pois as primeiras alianças foram feitas de ferro. A princípio a aliança era vista como um aviso a outros pretendentes de que a noiva já não estava disponível. Outra curiosidade é que a cultura Romana acreditava que através do terceiro dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, sendo assim, este dedo foi escolhido para o uso da aliança. Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Entretanto, apenas em 1549, no Livro de Orações Comuns, que foi designada a mão esquerda como mão do casamento, uma tradição reconhecida mundialmente e que perdura até os dias de hoje. Até o século XIII, não havia o uso de aliança de noivado ou compromisso. Foi o Papa Inocente III que declarou que deveria haver um período de espera entre o pedido de casamento e cerimônia matrimonial. Na Igreja Cristã o uso das alianças foi adotado no século XI e em algumas culturas acreditam que se durante a realização do casamento um anel cai no chão e para longe do casal, isso representa um mau presságio.

Esta foram algumas curiosidades sobre a escolha das alianças de casamento. :D

  • Ze

    Sou um seguidor do seu blog já há algum tempo e sucessivamente achei seus posts ótimos. Estava pesquisando sobre esse tópico por décadas e você me mostrou a luz no fim do túnel. Virei seu fã e falarei com meus amigos sobre seu blog. Continue assim!

    • Stéfany

      Olá

      Agradeço sua atenção e carinho…abs

    • http://www.ultimosdetalhes.com.br Stéfany

      Ola Susana

      É verdade, concordo com suas palavras! Eu adoro a idéia de poder envelhecer do lado do meu amor, e viver com ele todos os momentos felizes e tristes de minha vida. É maravilhoso viver com quem se ama!

      Beijo