Brindar com champanhe, espumante ou prosecco?

Toda comemoração merece um bom brinde, e nada melhor do que brindar com espumantes, não é verdade? E você sabe qual a diferença entre champanhe, espumante e prosecco? Veja abaixo a diferença entre os brindes:

Brindar com champanhe, espumante ou prosecco?

  • Champanhe: é um tipo de espumante, porém deve-se chamar de champanhe somente a bebida produzida na região de Champagne, na França. A bebida passa por regras rígidas de produção, e são usadas apenas três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, isso é um dos motivos também de ser mais caro;
  • Espumante: é um tipo de vinho, que passa por uma segunda fermentação, e que faz ter as “bolhinhas” e espumas. Essa fermentação é feita dentro de cubas de aço inoxidável. Em geral, o espumante é produzido a partir das cepas Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir.
  • Prosecco: é outro tipo de espumante, e é produzido na Itália, com um único tipo de uva, de mesmo nome, originária do Vêneto.

O champanhe, espumante ou prosecco deve ser servido na temperatura em torno de 7 graus, ele acompanha muito bem todos os pratos e há qualquer hora do dia. Pode ser branco, tinto ou rosé, mas o Rosé está “na moda” ultimamente.

O importante é que você brinde com o espumante que você gostar e estiver de acordo com o seu bolso…